quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As Três Irmãs" encerra sua temporada com destaque da crítica e apresentação no exterior

A Cia. dos Desejos encerrou no dia 18 de novembro a primeira temporada do espetáculo teatral "As Três Irmãs", de Anton Tchekhov, com direção de Pedro Garrafa. A peça foi indicada na sessão "Veja Recomenda", da Revista Veja São Paulo, e representou o Brasil na VI Muestra Internacional de Teatro del MERCOSUR, na cidade de Paysandu, Uruguai. Confira abaixo as principais notas de imprensa sobre o espetáculo.

"As Três Irmãs" teve sua pre-estreia em junho de 2010 na Caixa Cultural São Paulo dentro do ciclo “Tchekhov: 150 Anos”, concebido e coordenado pela Cia. dos Desejos. Entre 01 de setembro e 18 de novembro o espetáculo cumpriu temporada de 24 apresentações no Viga Espaço Cênico, na cidade de São Paulo, com apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC ICMS). O espetáculo foi visto por cerca de 1000 pessoas.

Em "As Três Irmãs", como em toda a obra de Anton Tchekhov, a estrutura dramática apresenta um delicado equilíbrio entre os conflitos internos dos personagens e os acontecimentos externos que não se manifestam em cena. Recheado de diálogos cotidianos, embates filosóficos e reflexões acerca da condição humana, o texto constrói um retrato preciso dos seres humanos em seus mais diferentes aspectos e questionamentos, como a relação com o trabalho, a ética e a finitude da vida, sendo por isso considerado atual e inesgotável até hoje.

A montagem proposta por Pedro Garrafa concentra-se no trabalho dos intérpretes. "As Três Irmãs" conta com uma encenação simples, sem cenários e com poucos objetos de cena. Durante o espetáculo, os 13 atores estão todo o tempo no palco, seja atuando ou assistindo à ação. “A encenação assume uma postura de jogo de cena, em contraponto à naturalidade do texto, e ressalta por meio desse efeito de distanciamento, o seu caráter filosófico”, destaca o diretor.

Espetáculo "As Três Irmãs" é indicado pela Veja São Paulo

Crítica do espetáculo "As Três Irmãs" na Veja São Paulo

Espetáculo "As Três Irmãs" representa o Brasil na VI Muestra Internacional de Teatro del MERCOSUR