quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As Três Irmãs" encerra sua temporada com destaque da crítica e apresentação no exterior

A Cia. dos Desejos encerrou no dia 18 de novembro a primeira temporada do espetáculo teatral "As Três Irmãs", de Anton Tchekhov, com direção de Pedro Garrafa. A peça foi indicada na sessão "Veja Recomenda", da Revista Veja São Paulo, e representou o Brasil na VI Muestra Internacional de Teatro del MERCOSUR, na cidade de Paysandu, Uruguai. Confira abaixo as principais notas de imprensa sobre o espetáculo.

"As Três Irmãs" teve sua pre-estreia em junho de 2010 na Caixa Cultural São Paulo dentro do ciclo “Tchekhov: 150 Anos”, concebido e coordenado pela Cia. dos Desejos. Entre 01 de setembro e 18 de novembro o espetáculo cumpriu temporada de 24 apresentações no Viga Espaço Cênico, na cidade de São Paulo, com apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC ICMS). O espetáculo foi visto por cerca de 1000 pessoas.

Em "As Três Irmãs", como em toda a obra de Anton Tchekhov, a estrutura dramática apresenta um delicado equilíbrio entre os conflitos internos dos personagens e os acontecimentos externos que não se manifestam em cena. Recheado de diálogos cotidianos, embates filosóficos e reflexões acerca da condição humana, o texto constrói um retrato preciso dos seres humanos em seus mais diferentes aspectos e questionamentos, como a relação com o trabalho, a ética e a finitude da vida, sendo por isso considerado atual e inesgotável até hoje.

A montagem proposta por Pedro Garrafa concentra-se no trabalho dos intérpretes. "As Três Irmãs" conta com uma encenação simples, sem cenários e com poucos objetos de cena. Durante o espetáculo, os 13 atores estão todo o tempo no palco, seja atuando ou assistindo à ação. “A encenação assume uma postura de jogo de cena, em contraponto à naturalidade do texto, e ressalta por meio desse efeito de distanciamento, o seu caráter filosófico”, destaca o diretor.

Espetáculo "As Três Irmãs" é indicado pela Veja São Paulo

Crítica do espetáculo "As Três Irmãs" na Veja São Paulo

Espetáculo "As Três Irmãs" representa o Brasil na VI Muestra Internacional de Teatro del MERCOSUR

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cia. dos Desejos encena As Três Irmãs, de Tchekhov, em São Paulo


Patrícia Castilho, Lilia Nemes e Eloisa Vilela Fusco. Foto Ricardo Mattos
Espetáculo celebra os 150 anos de nascimento do escritor, um dos precursores da dramaturgia contemporânea; estreia 1º de setembro no Viga Espaço Cênico.

Para marcar os 150 anos do nascimento do escritor russo Anton Tchekhov
(1860-1904), a Cia. dos Desejos, de São Paulo, apresenta um dos textos emblemáticos do autor, As Três Irmãs. O espetáculo, com estreia marcada para 1º de setembro, no Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1323, São Paulo, Metrô Sumaré), cumpre temporada até 18 de novembro, sempre às quartas e quintas, às 21h. A direção é de Pedro Garrafa.

Idealizado e produzido pela Cia dos Desejos, formada por Eloisa Vilela Fusco e Lilia Nemes, o espetáculo deu origem ao projeto "Tchekhov 150 anos", evento que homenageia e divulga a obra do autor russo, realizado na Caixa Cultural São Paulo em junho de 2010.

Serviço
Quartas e quintas, de 1/9 a 18/11/2010 às 21h
Local: Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1323, São Paulo) Metrô Sumaré
Preços: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Censura: 16 anos
Duração: 127 minutos
Informações: (11) 3801 1843
INGRESSOS GRATUITOS para ONGs, escolas públicas, jovens, adultos e idosos de baixa renda. Entrar em contato com Lilia Nemes através do e-mail lilia@giramundoconsultoria.com.br

Assessoria de Imprensa
Maria Claudia Miguel (Cacau)
Telefones: (19) 3385-9934// (19) 9743-2142
Skype cacaumiguel1
E-mail cacaumiguel@yahoo.com.br

Eloisa Vilela Fusco. Foto Denise Maher